sábado, 19 de setembro de 2009

Presidente da FENAJ visita a UNISUL

.
No dia 14/09/2009 os alunos de Jornalismo da UNISUL, em Palhoça - SC na Grande Florianópolis, promoveram um debate com o presidente da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) Sérgio Murilo de Andrade sobre a importancia do diploma para os cursos da Comunicação Social.
Sérgio se disse surpreso, com a forma com que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) foi tomada. Segundo ele a violência do Ministro Gilmar Mendes ao criticar o jornalismo, reduzindo-o a praticamente nada, é um dos motivos (talvez o principal) pela reação indignada de estudantes, profissionais, órgãos competentes e também terceiros como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e parlamentares que se dispuzeram a buscar soluções.
Durante o debate foram abordadas as dúvidas da FENAJ com relação às relações profissionais daqui pra frente. Quem vai ter acesso à carteirinha de jornalista, quem vai poder usufruir de seus benefícios, como vão ficar as notícias daqui pra frente, o comprometimento, o piso salarial, diversos assuntos pertinentes à discussão profissional. Sérgio apoiou a realização de atos pelo Brasil, principalmente o do dia 23/09, próxima quarta-feira.
A iniciativa serviu também para publicizar o ato, assim como reavivar a necessidade da formação de um Centro Acadêmico (CA) de jornalismo na Universidade. Após o evento, alguns alunos se mostraram muito interessados e dispostos à luta.
Ainda estão sendo estudados novos eventos semelhantes mesmo depois do dia 23/09. A idéia é não deixar essa discussão morrer, além de incentivar novas manifestações e reações à decisão completamente descabida.


Texto: Carlos Henrique Pianta da Silva - Jornalismo UNISUL 20/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário