Nesta quarta, 23, acontece o “Dia Nacional de Defesa ao Diploma de Comunicação". Comunicólogos, jornalistas, professores e estudantes de comunicação e de outras áreas que se solidarizam com a causa, além de toda a comunidade estão convidados a participar do Ato, que ocorre no mesmo dia, em diversas cidades do país. Em Vitória da Conquista, a mobilização terá início às 9h com uma concentração na Praça Nove de Novembro seguida de caminhada pelas principais ruas do centro da cidade até a Praça Barão do Rio Branco.
O Ato tem o objetivo de protestar contra o cancelamento da exigência do diploma em jornalismo, criticando o relator do recurso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que compara jornalista a cozinheiro – não desmerecendo os cozinheiros em sua profissão, mas apenas ressaltando que são atribuições de caráter completamente diferentes – por isso, os participantes devem, se possível, levar panela, talher, avental e touca.
A ideia partiu de um grupo de estudantes de diversos estados, que participaram do 30º Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOM), ocorrido no final de julho, em Fortaleza (CE). Eles possuem a comum opinião de que foi equivocada a decisão do Supremo de extinguir a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalismo.
O grupo defende a regulamentação em todas as profissões da área de comunicação: publicidade e propaganda, relações públicas e jornalismo. Além disso, compreende que esta conquista fortalece e legitima a categoria, mas não contraria a liberdade de expressão, que é uma luta à parte e sua garantia, um dever social do jornalista.
Lana Mattos – estudante de jornalismo (UESB)
Contatos:
Lana (estudante): 8827-8501
E-mail: lanamattos.com@gmail.com
Sara (jornalista): 3424-7524 / 3423-3412 / 8801-0035
E-mail: srm_g12@hotmail.com
Outras informações:
http://www.diadodiploma.blogspot.com/
http://diadodiploma.ning.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário