quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Apareceu o nosso amigo

.

Depois de desmarcar a palestra em Florianópolis, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, desembarca em Curitiba na próxima sexta-feira (28/8).
Mendes deve fazer uma palestra às 19 horas, no auditório do 10º andar do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná. O Sindijor-PR (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná) apurou que, antes, às 17 horas, o presidente do STF deve se reunir com o presidente do TJ, também na sede do órgão.
O Sindicato convida jornalistas e estudantes a participar, no Centro Cívico, de uma recepção calorosa ao ministro, relator da ação que retirou a obrigatoriedade do diploma em jornalismo para o exercício profissional. A visita acontecerá um dia depois de uma audiência pública realizada na Camara dos Deputados, em Brasília, sobre a questão do diploma.
Tramitam no Congresso Nacional duas propostas de emenda constitucional (PECs) que restabelecem a exigência da formação específica em jornalismo. Uma frente parlamentar mista está em processo de criação.
O Sindijor-PR pretende publicar em breve a relação de deputados e senadores paranaenses que já aderiram à frente pró-diploma.

Fonte: http://jornalista-so-com-diploma.ning.com/profiles/profile/emailSettings

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Eu estarei la..

.

A Direção do Centro de Ciências Jurídicas e a Chefia do Departamento do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina convidam para AULA MAGNA a ser proferida pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Mendes, sob o tema “O papel do Poder Judiciário no desenvolvimento da democracia”.

Local: Auditório da Reitoria da UFSC – campus universitário, bairro Trindade.

Data: 24/08/2009
Horário: 19:30h.

Contando com a presença de todos, antecipadamente agradecemos.


Profa. Olga Maria B. A. de Oliveira – Diretora do CCJ/UFSC
Prof. Luis Carlos Cancellier de Olivo – Chefe do Departamento DIR/UFSC



É mole??

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Senador Valadares, autor da PEC do diploma no Senado, participa de audiência pública no Ceará.

.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tramita no Senado para restabelecer a obrigatoriedade do diploma em curso superior de jornalismo para o exercício da profissão, participa de audiência pública para discutir o assunto no Ceará.

A audiência será no dia 24 de agosto de 2009, próxima segunda-feira, às 09 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.O senador atendeu ao convite do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e da UFC. O relator da matéria, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), e a diretora do Departamento de Educação da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Valci Zucoloto, também confirmaram presença. A Reitoria da UFC fica na Avenida da Universidade, número 2853, no bairro Benfica.Estudantes, professores e profissionais de Jornalismo, assim como trabalhadores de outras áreas, são convidados a participar da audiência desta segunda-feira e a reforçar a mobilização contra a medida equivocada tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Criciúma a favor do diploma



Mobilização dos jornalistas movimenta a praça


Em uma manhã de sol, jornalistas e acadêmicos de Criciúma se reuniram no dia 15/08/2009 na Praça Nereu Ramos para mais um dia de manifestação contra a decisão do STF de abolir a necessidade do diploma.
Panfletos e adesivos foram distribuídos para as pessoas que estavam presentes no centro e o resultado foi muito satisfatório. A população em geral manifesta seu apoio a causa dos jornalistas. Novamente a categoria contou com o apoio também de autoridades locais como o vereador Ivan Westphal e a vereadora Tati Teixeira, o presidente da fundação Cultural, Sergio Zapellini e o presidente da SC Parcerias Ivo Carminatti.

Foto:Daniela Niero
Texto: Miguel Vieira


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Discussão em Goiás a favor do diploma.

FACOMB discute sobre o ensino de jornalismo diante
da não exigência do diploma para a profissão

A Faculdade de Comunicação Social e Biblioteconomia (Facomb) da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizará na próxima quarta-feira, (19/08), a partir das 9h30, no auditório da unidade, no Campus II, um debate sobre o ensino do jornalismo frente à não obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, com foco na qualidade da formação acadêmica para a prática jornalística. A discussão, com o tema: Jornalistas debatem o jornalismo – a formação universitária e a regulamentação da profissão, é dirigida aos alunos do curso de jornalismo da Facomb e aberto à imprensa.
Os trabalhos serão presididos pelo professor Edson Spehthof, jornalista e pesquisador em jornalismo, presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás. A vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Facomb, professora Dra. Ana Carolina Rocha Pessoa Temer, e a professora Mestre Ângela Teixeira de Moraes, Membro da Comissão de Avaliação Docente da Facomb e editora do website Jovens Jornalistas, também comporão a mesa diretiva do debate.
O evento é o primeiro de uma série de ações a serem executadas pela Facomb como enfrentamento a decisão do Supremo Tribunal Federal, que aprovou no último mês de junho, a não exigência do diploma de jornalismo para a profissão de jornalista. Nesse sentido, a coordenadora do curso de Jornalismo da UFG, Angelita Lima, informou que serão realizados, por mês, debates com os distintos segmentos civis organizados no sentido de contribuir para a sensibilização da sociedade na defesa da formação acadêmica superior para a prática jornalística profissional.

EVENTO: Jornalistas debatem o jornalismo – a formação universitária e a regulamentação da profissão
DATA: 19/08/09 ( Quarta-feira)
HORÁRIO: 9H30
LOCAL: Auditório da Facomb/UFG – Campus Samambaia – Goiânia – GO
CONTATOS: - Assessoria de Imprensa do evento – Professora Flora Ribeiro/ Cel. 62 – 85380000 / E-Mail: floraribeiro2@gmail.com.br;
- Coordenação do curso de Jornalismo/Facomb – 62- 3521-1333. (Professora Angelita Lima);
- Secretaria da Facomb – 62 – 3521-1335.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Dia 23/09/2009 Dia Mundial de Defesa ao Diploma de Comunicação

Durante o 30º ENECOM (Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação), realizado entre os dias 24 e 31 de julho de 2009 na cidade de Fortaleza -CE, foi formada uma comissão pró-diploma reunindo alunos de diversas partes do país na luta em defesa do diploma para os cursos de Comunicação Social (jornalismo, Relações Públicas, Publicidade).
Nas reuniões realizadas no encontro, foi deliberado o dia 23/09/2009 como "O Dia Nacional de Defesa ao Diploma de Comunicação" (Dia do Diploma).
A referida comissão é formada por:

Rio Grande do Sul:
Laion PUC emachado87@gmail.com
Fernando PUC fernandorotta@hotmail.com
Raíssa PUC raissad@terra.com.br
Natasha PUC nacentenaro@gmail.com
Flávia UNIFRA flavia.alli@hotmail.com

Santa Catarina:
Wesley Klimpel UFSC wesleyklimpel@gmail.com
Gian UFSC gian.bk@hotmail.com
Ana Luiza UNISUL analuizahh@hotmail.com
Carlos Henrique UNISUL carloshenriqueps@hotmail.com

Minas Gerais:
Tiago Haddad FUMEC tiagohaddad@yahoo.com.br

Goiás:
Marcela Guimaràes UFG marcelaimprensa@gmail.com
Beatriz Cândida Mendes UFG beatrizcandida@gmail.com

Mato Grosso:
Rafael Costa UFMT rafaelcosta2010@hotmail.com

Bahia:
Welington Junior UNEB jr.welington@yahoo.com.br
Lana Mattos UESB laninhamattos@hotmail.com

Ceará:
Anderson Lima UFC dhimaior@hotmail.com
Rafael Mesquita FIC rafael@ijcc.org.br
Isabel Gomes FAC tininha213@hotmail.com
Juliana de Andrade FAC juliana_andrade85@hotmail.com
Adriana Paiva FA7 arucara_tsuki@hotmail.com

Maranhão:
John Ramos UFMA jfrss@hotmail.com
Danilo Fernandes UFMA daniloys@hotmail.com

Tocantins:
Ana UFT anafranco.jornalismo@hotmail.com